como instalar rede de proteção

Aprenda como instalar rede de proteção

Se você precisa desses equipamentos de proteção em sua casa, aprenda no artigo de hoje como instalar uma rede de proteção com total segurança.

As redes de proteção em janelas ou varandas tornaram-se imprescindíveis em qualquer residência. Em locais em que há crianças e animais de estimação, a segurança sempre será um fator importante.

Pensando nos cuidados domésticos, muitos pais aderiram à instalação do produto em suas residências. Assim como quem possui animais domésticos em casa, cuidar da segurança dos bichinhos também tornou-se essencial.

As redes de proteção ganharam bastante ênfase no mercado, principalmente nos centros urbanos, onde é grande a quantidade de crianças em apartamentos. 

E também há muitos animais domésticos nas residências. Nos últimos levantamentos estatísticos, por exemplo, no Brasil há mais cães do que crianças!

Por isso não espantoso saber também que com o passar do tempo, houve aumento na adoção de cachorros e gatos por muitas famílias. Sendo assim, se você reside com crianças e/ou possui animais em casa, esse é o momento de dar mais proteção a quem você ama.

Se chegou a este artigo, você vai aprender como instalar rede de proteção para sua casa e garantir a proteção de quem você ama.

Segurança em primeiro lugar

como instalar rede de proteção

Primeiramente, você deve checar que tipo de rede você precisa de acordo com o espaço que quer fechar. São oferecidas diversas opções de material do produto, como cores, acabamentos, material e formas de instalação. 

As redes são fabricadas em material sintético, como nylon, poliuretano e fibras. 

As malhas são fabricadas de acordo com o tipo de proteção que será oferecida. Geralmente, em locais com crianças, o ideal são as redes com malhas 5 cm x 5 cm.

Ao adquirir o produto de empresas reconhecidas e especializadas no assunto, você deve conferir se a rede de proteção atende às normas de segurança exigidas em sua fabricação e resistência.

Devem suportar, em média, 300 quilos de resistência. Portanto, não escolha qualquer produto. Lembre-se, a questão em foco é a segurança.

Como instalar rede de proteção

Você deve estar se perguntando se é capaz de instalar rede de proteção sem experiência alguma. Veja bem, existem empresas especializadas e devidamente autorizadas para vender e instalar os equipamentos devidamente.

+ Veja também: Qual a melhor rede de proteção para apartamento?

Se você pensa em economizar no serviço, lembre-se que deverá proceder corretamente para que a rede de proteção fique muito bem instalada no espaço e de fato, possa oferecer segurança. Exige bastante responsabilidade e atenção. 

Confira agora como é a instalação da rede de proteção

Primeiros passos

Faça a medida dos ganchos na área externa, seguindo o distanciamento entre os pontos, que devem ser de 30 cm. Verifique a estrutura do concreto. Eles podem exigir furos, parafusos ou ganchos variados.

Para prender os ganchos, são utilizadas buchas número seis. Eles devem ser firmes, em aço e ao serem instalados, é preciso cuidado para não danificar a parede e garantir sua sustentação. 

Instalação

Após fazer os furos e prender os ganchos nas extremidades, espalhe a rede de proteção, prendendo firmemente nos ganchos. Corte cuidadosamente os excessos da rede, utilizando tesouras. Cuidado para não danificar os nós. Eles são a base da sustentação da rede de proteção. 

Utilize um cordão naval entre os ganchos e a rede de proteção, alternando por fora e por dentro da rede. Faça um nó resistente no primeiro gancho. Puxe bem o fio, corte o excesso e prenda no último gancho da base. 

Analisando o serviço

Como você pode perceber, a instalação não é simples. É um tanto complexa devido a alguns fatores.

Podem haver riscos. Se você mora em um andar alto ou até mesmo em uma casa com dois andares, há riscos de quedas ou acidentes de maiores proporções.

Se você não se acha capaz de executar esse tipo de serviço, o ideal é que você contratar uma empresa especializada, onde haverá profissionais treinados para este tipo de trabalho. 

Saiba mais aqui

Cuidados após a instalação

Após instalar a rede de proteção, não basta apenas contar com sua segurança. Você deve mantê-la para que ela continue a oferecer proteção. 

A limpeza deve ser feita com pano úmido com produtos neutros. Não use nada abrasivo, para não danificar o material ou expor as crianças e animais a intoxicações.

Uma vez que a rede de proteção ficará exposta às condições climáticas, você deve checar periodicamente se os ganchos continuam firmes, pois podem sofrer corrosão com o passar do tempo. 

Repare sempre nas condições do material da rede. Eles podem sofrer desgaste com a ação do tempo, romperem-se ou rasgando.

Jamais remova a rede ou retire os ganchos, caso a área externa passe por limpeza ou pinturas. Isso poderá comprometer a instalação e segurança da rede de proteção. 

Conforme as normas técnicas de segurança para o produto, a rede de proteção deve ser avaliada ou trocada a cada cinco anos. 

Conclusão

Você percebeu, caro leitor, o quanto é importante instalar redes de proteção em uma residência, principalmente se há crianças, animais de estimação e até idosos? 

Ainda é grande o número de acidentes domésticos entre crianças que residem em apartamentos. A falta de uma rede de proteção nestes casos, é a grande responsável por situações inesperadas.

É grande o número de acidentes com animais domésticos, principalmente com gatinhos, que gostam de passear sobre os parapeitos. Aos idosos, também é importante ter atenção. Eles podem sofrer desequilíbrios em varandas com baixas grades de proteção. 

Independente se você mora em um local que considera seguro e nunca teve redes de proteção nas janelas, o momento é ideal para utilizar esse serviço.

O mercado oferece muitas opções de compra e venda, por preços acessíveis e condições fáceis. Outro detalhe muito importante é, como você leu em nosso artigo, que a instalação não é fácil e exige muita atenção. A melhor opção é contratar uma empresa especializada para instalar o produto. 

Mesmo que possamos executar diferentes serviços em nossas casas, pense que somos amadores e não somos capazes de realizar tudo. 

Fica a nossa dica, grande abraço e até a próxima!

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp