rede de proteção

Qual a melhor rede de proteção para apartamento?

Se você busca oferecer segurança para toda a sua família, confira qual a melhor rede de proteção para sua casa!

As redes de proteção tornaram-se acessórios quase que indispensáveis em uma residência. No intuito de preservar a segurança de crianças e animais domésticos, a compra do equipamento cresceu expansivamente no país. Os resultados são bastante eficazes devido à resistência e qualidade do produto.

Se você mora em apartamento e chegou a nosso artigo, vai descobrir qual a rede de proteção mais indicada para instalar em suas janelas e garantir a segurança de quem você ama.

Leia com atenção, de modo a seguir todos os trâmites corretos para a aquisição deste produto. 

Mercado em crescimento

Existem vários motivos que fizeram desse produto um item quase que essencial na vida das famílias. É exatamente por isso, que listamos alguns deles:

Crianças

Desde que chegou ao mercado, no início dos anos 90, o comércio de fabricação e vendas das redes de proteção para apartamentos ganhou horizontes de tão requisitado que se tornou.

Na época, o foco principal de venda do produto eram as crianças. Até hoje, a rede de proteção é indicada para proteger crianças com menos de 12 anos. Por isso, é bastante comum chegar a uma residência com crianças e encontrá-las nas janelas.

Como os pequenos se atraem por janelas ou varandas, os pais não devem hesitar e logo tratar de incrementar a segurança e proteção de seus filhos. Principalmente aos mais travessos, com hábitos de debruçarem-se sobre os parapeitos.  

O material, é feito de elementos sintéticos e de poliuretano, que oferece resistência e é de ótima qualidade, quando escolhido de maneira correta e instalado conforme as normas de segurança.

Pets

É notório o grande aumento do número de famílias que adotaram animais de estimação nos últimos anos. Cães e gatos chegaram às residências, exigindo atenção e cautela de seus donos em relação a mesma segurança com crianças. 

Como há altos índices de acidentes com animais domésticos que despencaram de janelas, logo o mercado de redes de proteção residencial criou novas modalidades para a segurança dos bichinhos de estimação. 

Aos gatos, que aparentemente sabem se conduzir em quedas, infelizmente ocorreram situações fatais. Já os cães, por terem portes variados, não costumam passear sobre os parapeitos das janelas ou fugirem, mas ainda sim podem se acidentar.

Qualidade da rede de proteção

Elaboradas com material de alta resistência, devendo ser aprovadas pelo selo de qualidade do Inmetro e seguir normas técnicas da ABNT, toda rede de proteção deve possui malha firme e preparada para suportar pesos de até 300 quilos.

Esses produtos devem possuir resistência tracionada semelhante ao aço, o que aumenta sua eficácia. Precisam também oferecer resistência a variações climáticas, uma vez que ficam expostas externamente. 

Para os cuidados infantis, recomenda-se a instalação de redes de proteção com malha 5 cm x 5 cm. São bastante firmes e duradouras, requerendo apenas a manutenção periódica que é em torno de cinco anos. 

Para os animais de estimação, recomenda-se a rede de proteção com malha de 3 cm x 3 cm, que oferecerem resistência a mordidas e ranhuras de gatos, por exemplo. A manutenção para essa versão também requer um período de em torno de cinco anos. 

Para mantê-las, é preciso limpar com pano úmido e detergente neutro. Não se deve usar produtos químicos muito abrasivos, para evitar intoxicação nas crianças e animais. Eles gostam de tocar e encostar.

Qual a melhor rede de proteção?

As redes de proteção são elaboradas com material sintético. São compostas por fibras, poliuretano ou nylon, esta última opção semelhante a tecido.

Se você pretende instalar rede proteção em suas janelas, opte pelas de cor escura, pois são mais indicadas por “não aparecerem”, dando uma aparência quase invisível à distância. 

As de cores mais claras também são indicadas, mas com o tempo é preciso limpar com mais frequência, para não manterem aquele aspecto de sujeira acumulada. 

Você ainda pode escolher os modelos que possuem nós entre seus filamentos. Cada nó é trançado com aproximadamente 21 fios intercorrentes. 

Instalação

A instalação de uma rede de proteção se dá através de ganchos externos fortemente presos nas extremidades das janelas ou varandas. Este é um item que deverá ser checado periodicamente, para evitar afrouxamentos ou desgaste de material. 

Cuidados básicos

Com o passar do tempo, é recomendável que a rede de proteção seja substituída a cada cinco anos. Neste período, observe se o produto mantém-se firme e seguro. Verifique se o material apresenta rasgos, decomposição ou desgaste. 

Verifique também se os ganchos que fixam a rede não estão frouxos ou corroídos. De fato, a ação do tempo é imprescindível sobre os produtos. Uma vez que não são observados, podem ocasionar desprendimento da rede de proteção.

Preços 

Em média, a metragem quadrada das redes de proteção ficam em torno de 40 reais, incluindo mão de obra e demais materiais necessários à instalação, mas tudo pode variar de caso a caso. 

Rede de proteção para apartamento

A melhor opção para instalar rede de proteção em janelas de apartamentos é que realmente atenderá às normas de segurança e qualidade.

O mercado oferece diversas modalidades e opções destes produtos. 

Há cores discretas, versões, tipos de material e preços bastante atrativos.

+ Veja também: 4 Motivos para não comprar uma rede de proteção para sua casa

Mas como diz o nome, independente do modelo que você escolher, elas devem oferecer segurança e alta resistência. 

Lembre-se que as redes de proteção são preventivas contra acidentes. Mas se não forem instaladas corretamente, não impedirá que situações inesperadas aconteçam. 

Conclusão

Ter uma rede de proteção nas janelas de casa tornou-se tão importante quanto ter energia elétrica. Afinal, se você mora com crianças ou tem animais de estimação, é sempre melhor prevenir do que remediar. 

Não são produtos caros, difíceis de instalar ou exigem maiores esforços para mantê-los. Seu objetivo principal é fornecer segurança, independente das opções de variedades que o mercado oferece.

Ao precisar instalar alguma rede de proteção, verifique antes a empresa que você vai chamar, a qualidade do material ofertado, que deve atender a todas as normas de segurança descritas e principalmente a forma como serão colocadas.

Assim, você ficará despreocupado e terá garantida a segurança de todos de sua família.

Esperamos ter lhe ajudado com essas dicas importantes.

Grande abraço, e até a próxima!

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp